quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2015




Aproxima-se outubro, o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), celebrando as bibliotecas escolares e o importante papel que desempenham nas áreas da leitura e das literacias, no acesso à cultura e no desenvolvimento da cidadania.

O tema definido pela International Association of School Librarianship ( IASL) para 2015 é: A biblioteca escolar é super! (tradução adotada pela Rede de Bibliotecas Escolares).

O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 26 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar em Portugal, para 2015.
As bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas de Massamá irão, ao longo deste mês, promover várias atividades em torno da leitura e das literacias.

A Equipa da BECRE apela à colaboração de todos os professores e alunos para comemorarem o mês/ dia das Bibliotecas Escolares, visitando a biblioteca e participando nas diversas atividades propostas.





quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Dia Europeu das Línguas

O dia 26 de setembro é consagrado às línguas europeias desde 2001. A Europa encerra um verdadeiro tesouro linguístico: 23 línguas oficiais e mais de 60 línguas regionais ou minoritárias, além das línguas faladas pelas pessoas de outros países e continentes que vivem na Europa. 

Precisamente para chamar a atenção para este imenso património linguístico, a União Europeia e o Conselho da Europa tomaram a iniciativa de comemorar o Ano Europeu das Línguas em 2001.  

Essa iniciativa deu origem ao Dia Europeu das Línguas, que tem três objectivos: sensibilizar o público para o plurilinguismo na Europa, cultivar a diversidade cultural e linguística e incentivar as pessoas a aprenderem línguas, dentro e fora do contexto escolar. l

A Aprendizagem de uma língua ajuda a eliminar barreiras pessoais e nacionais, permitindo que os europeus comuniquem entre si, trabalhem em conjunto e circulem entre os vários países.

É a oportunidade de ter novas perspectivas de vida, fazer novos amigos em diferentes países, conhecer novas culturas e alargar os horizontes.

Línguas oficiais 

A União Europeia tem 23 línguas oficiais e de trabalho: alemão, búlgaro, checo, dinamarquês, eslovaco, esloveno, espanhol, estónio, finlandês, francês, grego, húngaro, inglês, irlandês, italiano, letão, lituano, maltês, neerlandês, polaco, português, romeno e sueco.