quarta-feira, 18 de novembro de 2015

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Dia Mundial do Não Fumador
17 de Novembro


O Dia Mundial do Não Fumador comemora-se anualmente a 17 de novembro.
Esta data visa sensibilizar as populações para os factores de risco associados ao consumo de tabaco e divulgar as formas mais eficazes para deixar de fumar. É, pois, um dia de reflexão mas e de ação, podendo ser o dia ideal para se decidir a deixar de fumar.
O tabaco está associado às principais causas de morte a nível mundial – doença cardíaca isquémica, doença cerebro-vascular, doença pulmonar obstrutiva crónica, cancro do pulmão e da laringe, infecções respiratórias baixas e tuberculose pulmonar. Todas elas são altamente incapacitantes, com elevados custos económicos para a sociedade, podendo encurtar significativamente o tempo de vida de um indivíduo.
A tosse, expectoração matinal e cansaço devido a esforços são sintomas que devem levar o fumador a procurar avaliação médica e realização de uma espirometria.
Em Portugal são diagnosticados, por ano, cerca de 4000 novos casos de cancro do pulmão (mais de 10 novos casos todos os dias) e são registadas cerca de 3500 mortes anuais por este cancro.


Fumo e Toxicidade

Quando um cigarro é aceso algumas substâncias são inaladas pelo fumador e outras difundem-se pelo ambiente. Estas substâncias são nocivas à saúde. O fumo do cigarro é constituído por quase 5 mil substâncias tóxicas. Dessas substâncias, 80 são cancerígenas, a nicotina, o monóxido de carbono e o alcatrão são algumas dessas substâncias.
Nicotina – considerada droga pela OMS é uma droga psicoativa e é responsável pela dependência do fumador. Actua ao nível do sistema nervoso central, diminui a chegada do sangue aos tecidos e causa dependência química.

Monóxido de Carbono (CO) – diminui a quantidade do oxigénio no sangue.

Alcatrão: é altamente cancerígeno, dando início à formação de tumores.


  • Pelo seu coração...não fume!

  • Fumar para quê?

  • Fumar? Não obrigado, gosto de viver.

  • Cada cigarro é um prego no caixão.

  • Não fume. Se não for por si, então que seja por aqueles que o amam.