quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Concurso Traduzir 2014


Realizou-se no dia 15 de janeiro pelas 10 horas na Biblioteca / Centro de Recursos Educativos da Escola Secundária Stuart Carvalhais mais uma edição do Concurso Traduzir, promovido pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, destinada a alunos do 11º e 12º anos do Ensino Secundário.
Participaram nesta 15ª edição do concurso, intitulado " Traduzir 2014",  22 alunos, que realizaram a prova de tradução para língua portuguesa de um texto em língua inglesa.
Esta atividade foi dinamizada pela Área Disciplinar de Inglês/ Alemão.
Parabéns a todos os participantes.






 

 
 

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Concurso Nacional de Leitura



Candidatos apurados


Realizou-se no dia 15 de janeiro a prova eliminatória relativa à 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura a nível de escola, para o ensino básico e para o ensino secundário. 
Participaram nesta 1ª fase 34 alunos.

Foram apurados 5 candidatos finalistas ( 3 do ensino básico e 2 do ensino secundário) que  irão representar a escola na 2ª fase do concurso a nível distrital.

Parabéns a todos os participantes e aos vencedores!


Candidatos apurados do Ensino Básico:


1º lugar: Beatriz Fernandes Laranjeira, 8ºB - nº 5

2º lugar: Ana Sofia Brito, 7ºD - nº 3 
3º lugar: Inês de Jesus Oliveira, 8ºA - nº 19 

Candidatos apurados do Ensino Secundário:


1º lugar: Tiago dos Santos Carvalho, 11ºC - nº 27
2º lugar: Filomena Martins Raposo, 11ºI - nº 10








quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Ondjaki recebe Prémio Saramago no mesmo dia em que publica um novo livro

 
O escritor Ondjaki recebeu hoje o Prémio José Saramago pelo romance "Os transparentes", no mesmo dia em que é publicado o seu novo livro, "Uma escuridão bonita".
O Prémio José Saramago é o segundo galardão que o escritor angolano recebe este ano, depois do Prémio Fundação Nacional do Livro Infantil, pela obra de ficção juvenil "A bicicleta que tinha bigodes", que lhe tinha já valido o Prémio Bissaya Barreto, no ano passado.
Ondjaki, pseudónimo literário de Ndalu de Almeida, é um termo da língua umbundu que significa "guerreiro". O autor estreou-se literariamente em 2000 com o livro de poesia "actu sanguíneu", que lhe valeu uma menção honrosa do Prémio António Jacinto, nesse mesmo ano.
Estudou em Luanda e concluiu licenciatura em socilogia em Lisboa. Fez doutoramento em "estudos africanos" (Itália, 2010).
Em 2000, obtém o segundo lugar no concurso literário António Jacinto realizado em Angola, e publica o primeiro livro, Actu Sanguíneu.