terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Lançamento do livro "Crianças e Internet em Portugal", em véspera do Dia Europeu da Internet Segura

A investigadora Cristina Ponte, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, lançou no dia 6 de fevereiro uma publicação que recolhe resultados obtidos para Portugal num inquérito europeu, no âmbito do projecto “EU Kids Online”.

Um aspeto interessante da realidade portuguesa abordado no estudo é que, não obstante a generalização (junto da população mais jovem) das iniciativas governamentais “e-escola” e “e-escolinha” como instrumentos de info-inclusão, a taxa de utilização dos computadores portáteis entre a população mais jovem permaneceu reduzida devido ao elevado custo das telecomunicações e daí Portugal ser um dos países onde os alunos mais procuram espaços com Internet gratuita (e.g. bibliotecas) para poderem elaborar os seus trabalhos. Este facto, que ganha mais peso no atual contexto económico, corrobora assim a visão estratégica da UMIC- Agência para a Sociedade do Conhecimento, I.P. para alavancar o potencial da REI (Rede de Espaços Internet) em prol das comunidades locais.

Outra conclusão pertinente resulta da análise dos riscos sexuais online a que as crianças se encontram expostas: “as crianças portuguesas vêem mais imagens de cariz sexual nas bancas dos jornais do que na Internet”.

Sem comentários:

Enviar um comentário