quarta-feira, 11 de abril de 2012

Teolinda Gersão






Teolinda Gersão  nasceu em Coimbra no ano de 1940. É uma escritora e professora universitária.
Estudou Germanística e Anglística nas Universidades de Coimbra, Tuebingen e Berlim. Foi Leitora de Português na Universidade Técnica de Berlim, docente na Faculdade de Letras de Lisboa e posteriormente professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa, onde ensinou Literatura Alemã e Literatura Comparada até 1995. A partir dessa data passou a dedicar-se exclusivamente à literatura.
Além da permanência de três anos na Alemanha, viveu dois anos em São Paulo (reflexos dessa estada surgem em alguns textos de Os Guarda-Chuvas Cintilantes, 1984) e conheceu Moçambique, cuja capital, então Lourenço Marques, é o lugar onde decorre o romance de 1997 A Árvore das Palavras.
Escritora residente na Universidade de Berkeley em Fevereiro e Março de 2004, esteve presente na Feira do Livro de Frankfurt em 1997 e 1999 e, entre outros prémios literários, recebeu o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores pelo seu romance A Casa da Cabeça de Cavalo (1995), os Prémios de Ficção do Pen Clube pelos livros O Silêncio (1981) e O Cavalo de Sol (1989), o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco por Histórias de Ver e Andar (2002) e o Prémio Máxima de Literatura 2008 e Prémio de Literatura da Fundação Inês de Castro 2008 por A mulher que prendeu a chuva
Está traduzida em onze línguas. A versão teatral de A casa da cabeça de cavalo ganhou o Grande Prémio do Festival Internacional de Teatro de Bucareste, em 2005. O conto «Um casaco de raposa vermelha» foi adaptado a peça radiofónica e transmitido pela BBC e pela New York Public Radio em 2008.

Sem comentários:

Enviar um comentário