quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

John le Carré

 

Morreu John le Carré, o espião que se tornou escritor



 Faleceu no dia 12 de Dezembro, na Cornualha, no sul da Inglaterra. o escritor britânico John le Carré, pseudónimo de David Cornwell, que foi um dos autores mais proeminentes de ficção de espionagem em inglês.

Antes de se tornar escritor, trabalhou para os serviços de inteligência britânicos, levando a sua experiência pessoal para a ficção em obras como "Chamada para a Morte", "A Rapariga do Tambor", "O Fiel Jardineiro", "Guerra de Espelhos", "A Toupeira" ou "O Espião que Saiu do Frio" - um dos mais conhecidos - de um total de 25 obras publicadas em Portugal desde os anos 1960 por várias editoras.

Com uma prosa lírica e concisa, Le Carré conseguiu fundir a complexidade da espionagem na ficção literária, reunindo os ingredientes da traição, o compromisso moral e o preço a pagar por uma vida secreta, que captavam o interesse dos leitores.

Muitos dos seus livros foram adaptados para o cinema ou a televisão, nomeadamente "A Gente de Smiley" e "A Toupeira", com Alec Guiness no papel de agende Smiley.




Sem comentários:

Enviar um comentário