terça-feira, 26 de setembro de 2023

Centenário do nascimento de Natália Correia

 


Assinala-se este mês o centenário do nascimento da escritora, jornalista e deputada Natália Correia.

Natália de Oliveira Correia nasceu na Fajã de Baixo, na Ilha de São Miguel, Açores, no dia 13 de setembro de 1923. Faleceu a 16 de março de 1993, em Lisboa.

Deputada à Assembleia da República, interveio politicamente ao nível da cultura e do património, na defesa dos direitos humanos e dos direitos das mulheres. É a autora da letra do Hino dos Açores.

A obra de Natália Correia estende-se por géneros variados, desde a poesia ao romance, teatro e ensaio. Colaborou com frequência em diversas publicações portuguesas e estrangeiras. Durante as décadas de 1950 e 1960, na sua casa reunia-se uma das mais vibrantes tertúlias de Lisboa, onde compareciam as mais destacadas figuras das artes, das letras e da política (oposicionista) portuguesas e também internacionais. A partir de 1971, essas reuniões passaram a ter lugar no bar Botequim, no bairro da Graça em Lisboa. Ficou conhecida pela sua personalidade livre de convenções sociais, vigorosa e polémica, que se reflete na sua escrita. A sua obra está traduzida em várias línguas.

Sem comentários:

Enviar um comentário