sábado, 23 de abril de 2011



Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor




23 de Abril de 2011






A 23 de Abril, dia de São Jorge, comemora-se internacionalmente desde 1996, por iniciativa da UNESCO, o “Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor”, com o objectivo de promover a leitura, a publicação de livros e a protecção dos direitos autorais. Foi escolhida esta data porque, neste mesmo dia do ano de 1616, morreram Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Garcilaso de la Vega.
Esta data foi também escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge e recebem em troca um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.
Todos os anos, o Ministério da Cultura, através da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, assinala este dia com a publicação de um cartaz que distribui por bibliotecas, livrarias e outros espaços culturais. Com ele, pretende-se chamar a atenção para a importância do livro e da leitura.
O cartaz deste ano é da autoria do artista plástico e ilustrador João Vaz de Carvalho. Premiado nacional e internacionalmente, editado em vários países, a sua uma obra é hoje reconhecida como uma das vozes mais activas do sector.

A cidade de Buenos Aires na Argentina comemora o título de 11ª Capital do Livro em 2011, eleita pela comissão de selecção da Unesco. O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor será celebrado no sábado dia 23, mas as festividades na capital da Argentina já começaram no início de Abril e devem terminar em 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário