segunda-feira, 9 de maio de 2011











9 de Maio - Dia da Europa:

comemorações centradas na Juventude e na Mobilidade

A União Europeia celebra no dia 9 de Maio o 61.º aniversário do Dia da Europa com diversos eventos públicos nos 27 Estados-membros, incluindo em Portugal.

A data assinala o 9 de Maio de 1950, quando o ministro dos Negócios Estrangeiros francês Robert Schuman apresentou a proposta de aprofundamento das relações entre países europeus, criando-se uma comunidade organizada de nações numa Europa que tinha as memórias da guerra ainda muito próximas.
A proposta, conhecida como "Declaração Schuman", símbolo dos ideais mais nobres da Europa e do projecto europeu, está na base da actual União Europeia. A sua celebração constitui uma oportunidade para desenvolver actividades e festejos que aproximam a Europa dos cidadãos e os povos da União entre si.
Este ano, uma parte importante desta celebração será centrada em temas caros aos jovens, e em especial na campanha "Juventude em Movimento", promovida pela Comissão Europeia como meio de os jovens realizarem sonhos, partilharem experiências, viajarem, alargarem conhecimentos, partilharem e desenvolverem talentos, reforçarem competências e alcançarem objectivos. Numa frase: Fazerem a diferença.
Esta iniciativa visa informar os cidadãos sobre os seus direitos laborais, a inclusão, a igualdade de oportunidades e a mobilidade profissional.

Comemorações em Portugal

Em Portugal continental e ilhas estão previstas várias iniciativas de cariz cultural, como exposições, concertos e palestras, em diversas cidades.

De 7 a 9 de Maio, vai estar instalada na Praça D. Pedro IV - Rossio, em Lisboa, uma tenda aberta a todos os cidadãos, com 16 stands onde organismos nacionais e projectos europeus dão a conhecer as actividades e as ofertas relevantes para os cidadãos portugueses em matéria de políticas de emprego, políticas sociais e de igualdade de oportunidades.

O Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) está presente num dos stands, em conjunto com o Centro SOLVIT.

Outras actividades comemorativas do Dia da Europa terão lugar em todo o País, organizadas designadamente pela Rede de Centros Europe Direct, em parceria com actores locais.

As celebrações do dia da Europa terminarão no Mosteiro dos Jerónimos com um concerto de guitarra portuguesa pelo músico Pedro Caldeira Cabral.


Comemorações no Parlamento Europeu


Em Estrasburgo (França), na sede do Parlamento Europeu, será realizada durante a tarde uma sessão especial, onde será evocado o discurso de Schumann.
Também está prevista uma intervenção do presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek, e um recital de piano a cargo do pianista italiano Giovanni Bellucci.
Na iniciativa, promovida pelo Instituto Universitário Europeu, também está prevista a presença do presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e de Jacques Delors, antigo presidente da Comissão Europeia.
Os deputados europeus vão participar em Estrasburgo num 'blog' intitulado "The Lisboners" - "A Política vista do Parlamento Europeu".

Sem comentários:

Enviar um comentário