quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Pablo Neruda, poeta do amor

Pablo Neruda foi um poeta chileno, um dos mais importantes poetas da língua castelhana do século XX.
Nasceu em Parral (Chile) no dia 12 de julho de 1904, como Ricardo Eliécer Neftalí Reyes Basoalto. Era filho de José del Carmen Reyes Morales, operário ferroviário e de Rosa Basoalto Opazo, professora primária, morta quando Neruda tinha um mês de vida. Ainda adolescente adotou o pseudónimo de Pablo Neruda (inspirado no escritor checo Jan Neruda), que utilizaria durante toda a vida, tornando-se o seu nome legal, após ação de modificação do nome civil. No liceu publicou os seus primeiros poemas.


Em 1921 radicou-se em Santiago e estudou pedagogia em francês na Universidade do Chile, obtendo o primeiro prémio da festa da primavera com o poema "A Canção de Festa", publicado posteriormente na revista Juventude. Em 1924 aparece pela Editorial Nascimento os seus Vinte poemas de amor e uma canção desesperada, no que ainda se nota uma influência do modernismo.
Em 1927 começa a sua longa carreira diplomática quando é nomeado cônsul em Rangum, na Birmânia. Nas suas múltiplas viagens conhece, em Buenos Aires, Federico Garcia Lorca e, em Barcelona, Rafael Alberti. Foi Cônsul do Chile em Espanha (1934-1938) e no México, eleito senador em 1945 e foi embaixador na França (1970).
As suas poesias da primeira fase são inspiradas por uma angústia altamente romântica. Passou por uma fase surrealista. Tornou-se marxista e revolucionário, sendo, primeiramente, a voz angustiada da República Espanhola e, depois, das revoluções latino-americanas.


Em outubro de 1971 recebeu o Nobel de Literatura. Após o prémio, Neruda é convidado por Salvador Allende para ler para mais de 70 mil pessoas no Estadio Nacional de Chile.
Faleceu em Santiago (Chile) no dia 23 de setembro de 1973.
Postumamente foram publicadas as suas memórias em 1974, com o título Confesso que vivi .
Em 1994 um filme chamado Il Postino (também conhecido como O Carteiro de Pablo Neruda no Brasil e em Portugal) conta sua história na Isla Negra, no Chile, com sua terceira mulher Matilde. No filme, que é uma obra de ficção, a ação foi transposta para Itália, onde Neruda se teria exilado. Lá, numa ilha, torna-se amigo de um carteiro que lhe pede para ensinar a escrever versos.

Sem comentários:

Enviar um comentário