terça-feira, 7 de fevereiro de 2012




Dia Europeu da Internet Segura

A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem transformado profundamente a maneira como as pessoas vivem – como aprendem, trabalham, ocupam os tempos livres e interagem, tanto nas relações pessoais como nas organizações.
A par de todas as oportunidades e benefícios da utilização das TIC, nomeadamente no acesso ao conhecimento, na aprendizagem, na colaboração entre pessoas e organizações, na inclusão social e na criação de riqueza, é necessário assegurar, como para qualquer outro meio de interacção, mecanismos e estratégias apropriados para a sua utilização segura.

O Dia da Internet Segura é organizado pela Insafe, (rede europeia de projetos de cooperação para a promoção da sensibilização e consciencialização para uma utilização mais segura da Internet pelos cidadãos) desde 2004, no segundo dia da segunda semana do mês de fevereiro, de forma a promover uma utilização mais responsável e segura da Internet e dos telemóveis, especialmente entre as crianças e jovens de todo o mundo.
Em 2012, o Dia da Internet Segura [Safer Internet Day -SID] assinala-se a 7 de fevereiro, terça-feira. Este ano o tema do SID é “Aproximar Gerações” através do slogan "Vamos descobrir o mundo digital em conjunto... com segurança!".


Em Portugal estas actividades são lideradas pelo Projecto Internet Segura, coordenado pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento , e envolvendo também a Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação (FDTI) e a Microsoft Portugal.

O Projecto Internet Segura resolveu estender estas comemorações ao período de 6 a 18 de Fevereiro, dinamizando-as ao longo de todo o país, e estendendo-a a vários grupos da população além de crianças e jovens, nomeadamente a seniores, pessoas com necessidades especiais e à população em geral, incluindo várias acções explicitamente destinadas a pais e educadores.

Para promover uma navegação segura, são várias as iniciativas que se vão realizar em todo o país, desde acções de sensibilização em escolas do ensino básico e secundário, até actividades em espaços de Internet para a população sénior com o objectivo de informar e sensibilizar vários grupos da população sobre como beneficiar em segurança das grandes oportunidades oferecidas pela Internet.

Participa!
Adota um comportamento correto e evita correr riscos! Informa-te. Consulta os documentos e reflete ...

http://www.seguranet.pt/semana/2012
http://www.InternetSegura.pt/
http://www.Seguranet.pt
http://LinhaAlerta.internetsegura.pt/
http://www.internetsegura.pt/pt-PT/LinhaAjuda/ContentDetail.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário