sexta-feira, 1 de junho de 2012


Dia Mundial da Criança - 1 de junho

Comemora-se hoje o Dia Mundial da Criança em vários países.
 
O Dia da Criança foi comemorado, pela primeira vez, no mundo inteiro a 1 de junho de 1950. No entanto, a data efetiva da comemoração varia de país para país.
Foi em 1954 que a Assembleia-Geral das Nações Unidas instituiu oficialmente o DIA DA CRIANÇA e confiou à UNICEF a responsabilidade de o promover em todo o mundo, tendo como objetivo - Divertir as crianças no quadro de manifestações e atividades organizadas em sua honra, e também sensibilizar a opinião pública para as suas necessidades e direitos, não apenas das que nos são mais próximas mas de todas as crianças do mundo.
Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a:
- afecto, amor e compreensão;
- alimentação adequada;
- cuidados médicos;
- educação gratuita;
- proteção contra todas as formas de exploração;
- crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.

No entanto,  só nove anos depois, em 1959, é que estes direitos das crianças passaram para o papel.
O Dia Mundial da Criança é oficialmente o dia 20 de Novembro e é reconhecido pela ONU como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança.
Trata-se de uma lista de 10 princípios que, se forem cumpridos em todo o lado, podem fazer com que todas crianças do mundo tenham uma vida digna e feliz.
O DIA DA CRIANÇA é assim assinalado de Janeiro a Dezembro em mais de 150 países. 

Sem comentários:

Enviar um comentário