sábado, 15 de setembro de 2012

Agatha Christie

Agatha Christie, nascida Agatha Mary Clarissa Miller em Torquay, condado de Devonshire, Inglaterra, a 15 de setembro de 1890, foi uma romancista policial britânica. Conhecida como "Duquesa da Morte" e "Rainha do Crime", criou as famosas personagens Hercule Poirot, Miss Marple, Tommy e Tuppence Beresford e Parker PyneAgatha Christie escreveu também sobre o pseudónimo de Mary Westmacott.
Agatha foi educada em casa, onde estudou piano e canto, até que se casou em 1914, com o coronel Archibald Christie, cujo apelido adotaria até ao final da vida. Durante a I Guerra Mundial, prestou serviço voluntário num hospital, primeiro como enfermeira e depois como funcionária da farmácia. Esta experiência revelar-se-ia fundamental, não só para o conhecimento dos venenos e preparados que figurariam em muitos dos seus livros, mas também para a própria conceção da sua carreira na escrita.
Mas só em 1926 ela conseguiu chamar a atenção do público com O Assassinato de Roger Ackroyd. Algum tempo depois do lançamento deste, Agatha Christie desapareceu misteriosamente. Como em suas histórias, deixou rastros efêmeros, pistas difusas, confundindo toda a polícia inglesa, e provocando sérias suspeitas de estar à procura de promoção de publicidade para uma carreira mal começada.
Em 1930, já divorciada e romancista de sucesso, casa-se novamente. Desta vez com Max Mallowan, arqueólogo, com quem viaja pelo Oriente. É dessas viagens que ela tira inspiração para vários livros de sucesso como: Morte no Nilo, Intriga em Bagdad e outros.
O seu talento e o seu papel na literatura e nas artes foram oficialmente reconhecidos em 1956, ano em que foi distinguida com o título de Commander of the British Empire. Em 1971, a Rainha Isabel II consagrou-a com o título de Dame of the British Empire. Em 2000, a 31st Bouchercon World Mistery Convention galardoou Agatha Christie com dois prémios: ela foi considerada a Melhor Autora de Livros Policiais do Século XX e os livros protagonizados por Hercule Poirot a Melhor Série Policial do mesmo século.
 Agatha está no Guiness Book of World Records, como a autora mais vendida no mundo. Os seus mais de 80 livros publicados venderam mais de 2 biliões de cópias em todo o mundo, fazendo de Agatha Christie a maior escritora de romances policiais de todos os tempos. Agatha é também uma das autoras mais prolíficas do mundo. A autora também ocupa um lugar no Guiness pela peça teatral de maior duração do mundo, The Mousetrap ( A Ratoeira) que se estreou em 25 de novembro de 1952 no Ambassadors Theatre em Londres, e que desde 25 de março de 1974 foi para o St Martin's Theatre. Agatha Christie morreu no dia 12 de Janeiro de 1976 e o seu marido 2 anos depois.

Sem comentários:

Enviar um comentário