segunda-feira, 8 de abril de 2013

120 anos de Almada Negreiros

Sete artistas para marcar 120 anos de Almada Negreiros



Foi há 120 anos, em São Tomé e Príncipe, que nasceu Almada Negreiros, figura destacada da vanguarda da arte portuguesa.

O aniversário dos 120 anos do nascimento de Almada Negreiros (1893-1970) é assinalado, este domingo, em Lisboa, com o lançamento do programa de comemorações e a inauguração de uma exposição inspirada no artista multifacetado. Estas comemorações decorrem até final do ano e incluem tertúlias, documentários, exposições, um colóquio internacional, espetáculos, edições sobre o artista e reedições da obra do autor do "Manifesto Anti-Dantas", "para lançar um novo olhar sobre o seu legado", segundo a organização.

O programa será apresentado na Galeria de Arte Urbana, às 18h, pela Comissão das Comemorações dos 120 anos de Almada Negreiros, criada pela Câmara Municipal de Lisboa, em colaboração com várias entidades.

Na Galeria, situada na Calçada da Glória, será inaugurada a exposição "Almada por se7e" com intervenções de artistas urbanos - Fidel Évora, João Samina, Mário Belém, Miguel Januário, Pantónio, Pedro Batista e Tamara Alves – que reinterpretaram algumas peças e temas emblemáticos do autor. Figura destacada da vanguarda da arte portuguesa, Almada Negreiros explorou vários níveis de expressão artística, desde as artes plásticas, a poesia e o ensaio, ao romance e à dramaturgia, aos quais também juntou os textos de intervenção e de humor, o bailado e a crítica de arte.

Foi em 1913 que o mundo viu nascer o artista Almada, figura ímpar da vanguarda portuguesa. Foi nesse ano que Almada Negreiros realizou os seus primeiros óleos para a Alfaiataria Cunha e organizou a sua primeira exposição individual na Escola Internacional de Lisboa, cumprindo-se agora um século sobre as manifestações públicas da sua atividade artística.

Sem comentários:

Enviar um comentário