quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Dia Europeu das Línguas

O dia 26 de setembro é consagrado às línguas europeias desde 2001. A Europa encerra um verdadeiro tesouro linguístico: 23 línguas oficiais e mais de 60 línguas regionais ou minoritárias, além das línguas faladas pelas pessoas de outros países e continentes que vivem na Europa. 

Precisamente para chamar a atenção para este imenso património linguístico, a União Europeia e o Conselho da Europa tomaram a iniciativa de comemorar o Ano Europeu das Línguas em 2001.  

Essa iniciativa deu origem ao Dia Europeu das Línguas, que tem três objectivos: sensibilizar o público para o plurilinguismo na Europa, cultivar a diversidade cultural e linguística e incentivar as pessoas a aprenderem línguas, dentro e fora do contexto escolar. l

A Aprendizagem de uma língua ajuda a eliminar barreiras pessoais e nacionais, permitindo que os europeus comuniquem entre si, trabalhem em conjunto e circulem entre os vários países.

É a oportunidade de ter novas perspectivas de vida, fazer novos amigos em diferentes países, conhecer novas culturas e alargar os horizontes.

Línguas oficiais 

A União Europeia tem 23 línguas oficiais e de trabalho: alemão, búlgaro, checo, dinamarquês, eslovaco, esloveno, espanhol, estónio, finlandês, francês, grego, húngaro, inglês, irlandês, italiano, letão, lituano, maltês, neerlandês, polaco, português, romeno e sueco.


Sem comentários:

Enviar um comentário