segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Goodbye Lenin!



Eis um fenómeno do mais recente cinema alemão, a conquistar posições (e popularidade) em vários mercados internacionais. E com todo o mérito. Isto porque «Adeus Lenine!» consegue abordar o fim do Muro de Berlim e a unificação política da Alemanha através de um ângulo tão insólito quanto envolvente. Ou seja: na Alemanha de Leste, uma militante socialista entra em coma poucos dias antes da queda do Muro; quando acorda, oito meses mais tarde, o filho, sabendo da dedicação da mãe à causa política, decide montar uma delirante encenação (de pessoas, objectos e situações) que faça com que a senhora continue a julgar que vive num país... onde nada se alterou.

Aquilo que começa por ser um dispositivo quase burlesco, acaba por evoluir para um drama irónico onde, afinal, todos testam a sua relação com a mentira. Servido por um elenco de notável qualidade (Katrin Sass é prodigiosa na composição da espantada figura da mãe), eis um filme que demonstra que há razões para acreditar num cinema europeu que, sem abdicar dos seus particularismos culturais e históricos, seja capaz de possuir um tocante apelo universal. A ter em conta: a excelente banda sonora de Yann Tiersen.

(in «DNmais», 20 Set. 2003)

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