quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011



Jovens escritores portugueses - Raquel Ochoa


Raquel Ochoa nasceu em Lisboa em 1980. É licenciada em Direito mas é às viagens e à escrita que se tem dedicado. É repórter de viagens, tendo já colaborado com alguns jornais, e tem também um blog onde publica reportagens sobre os vários cantos do mundo: http://www.omundoleseaviajar.blogspot.com/.



Em 2008, publicou O Vento dos Outros, uma crónica de viagens à América do Sul, e Bana - Uma vida a cantar Cabo Verde, a biografia do cantor. Actualmente é formadora na “Escrever, Escrever”, uma escola de escrita criativa.
Em Dezembro de 2009, tornou-se na primeira vencedora do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, com o romance histórico, A Casa-Comboio. Este prémio, criado em 2008, pela Estoril Sol e destinado a obras inéditas de escritores com menos de 35 anos foi atribuído pela primeira vez este ano.

“A primeira vez que senti que devia, podia, escrever um livro foi com esta história. Consegui, passados uns anos, ter a coragem e a concentração para o fazer”, disse Raquel Ochoa, em declarações à Renascença.
Raquel Ochoa, que viu confirmada a sua paixão pela escrita com o prémio Revelação Agustina Bessa-Luis, interessa-se pelo tema da identidade e por viagens, físicas e literárias.
“Se, por algum motivo, nós não podemos viajar tanto como desejaríamos, temos ao nosso alcance formas de lá chegar e de conhecer. A literatura é, sem dúvida, uma delas. Eu tenho sempre uma premissa enquanto escrevo, um lema, que é 'possam os vossos olhos ver o que os meus olhos viram'”, disse a escritora Prémio Revelação Agustina Bessa-Luis.

Sem comentários:

Enviar um comentário