quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

As nossas origens



Massamá



Massamá tem origem antiga, como o comprova o topónimo moçarábico "Maçamá" que vem do termo árabe "Mactamã" que significa fonte, lugar onde se toma água.
O lugar de Massamá constituía o limite de Lisboa, como pode ser comprovado pelo marco que se encontra junto ao chafariz, com uma caravela e com a seguinte inscrição "Lisboa Senado 1768".
Tratava-se de uma pequena povoação de casas térreas e algumas vivendas e três casas apalaçadas: o Palácio dos Condes da Azurujinha, onde hoje encontramos instalado o Laboratório Delta; o palácio de D. Ayres Saldanha de Meneses e Sousa, onde hoje está instalada a Escola D. Pedro IV; Quinta do Porto, que já foi demolido.
Até meados do século XX, a população de Massamá não ultrapassava o meio milhar. O povoado situava-se na proximidade do chafariz e a agricultura e a pecuária constituíam as principais ocupações dos seus habitantes.
Até 1925, fez parte da Freguesia de Belas, mas com a criação da Freguesia de Queluz, nesse ano, passou a fazer parte da mesma. Em 1997, com a aprovação da Lei n.º 36/97 de 12 de Julho, é criada a Freguesia de Massamá.
Nos últimos 20 anos, conheceu um grande crescimento populacional, que não foi acompanhado de infra-estruturas em número suficiente, apesar da construção do Centro de saúde Mactamã e da instalação da esquadra da polícia. Um dos grandes problemas são os acessos que todos os dias causam dores de cabeça a quem tem de se deslocar através das estradas da freguesia e do IC19 que é a principal via para quem se desloca para Lisboa.
O Parque Salgueiro Maia é o grande espaço verde e de lazer da freguesia, existindo a necessidade de criar outras zonas ajardinadas e de lazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário