sábado, 28 de fevereiro de 2009

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA



A biblioteca anfitriã da segunda fase do CNL, Biblioteca Municipal de Cascais, em São Domingos de Rana, já divulgou as obras que deverão ser lidas pelos alunos:

Mercador de lã – Valeria Montaldi; O Iluminador – Vantrease, Brenda Rickman; O Afinador de Pianos - Daniel Mason.

Mercador de lã
Um fresco da vida medieval, onde se entrelaçam amor e aventura, intrigas e paixões. " Voltei, frei Matthew, para vos pedir para não atormentardes a vossa alma com culpas que não tendes... Ide procurar uma aldeia habitada por ricos mercadores e situada entre montes tão escarpados como nunca alguma vez haveis visto: o seu nome é Felik." E Matthew parte, carregando consigo uma sinistra profecia. Espera-o uma viagem longa e cansativa através da Europa do século XIII. Pelo caminho, até chegar ao vale hoje denominado de Gressoney, encontrará assaltantes e prostitutas e conhecerá a hospitalidade dos nobres castelões e dos pobres camponeses. No vale, no sopé das montanhas de gelo, vive uma pequena comunidade, cujo coração parece empedernido. Hermann, o mais rico mercador da aldeia, não se detém perante nada para conseguir o tão ambicionado título nobiliárquico. Ingrid, atormentada pela inveja, está disposta a tudo para conquistar a atenção de Leonhardt. Sibilla vê-se obrigada a lutar para defender a liberdade e o seu amor. Entretanto, uma densa neve que parece tingida de vermelho começa a cair sobre a aldeia... Sobre um fundo de paisagens de grande beleza, Mercador de Lã é um retrato vivo do quotidiano medieval onde se tecem intrigas e paixões e se vive intensamente o amor e a aventura.


O Iluminador
Inglaterra, século XIV: uma época de peste, de desassossego social e político e das primeiras manifestações reformistas. Finn é um mestre iluminador que trabalha publicamente para a Igreja e secretamente para John Wycliffe, que defende a necessidade de A Bíblia ser traduzida para língua inglesa. Mas o iluminador tem outro segredo que há-de vir a pôr a sua vida em perigo quando encontra Lady Kathryn, uma bela viúva. Romance de amor, religião, arte e traição.


O Afinador de Pianos

Um jovem afinador de pianos é enviado, no final do século XIX, pelo Ministério da Guerra britânico, para a selva da Birmânia, onde um raro piano necessita de afinação. O instrumento pertence a um oficial cujos métodos pacificadores pouco ortodoxos – poesia, medicina e música – trouxeram uma acalmia à região, mas suscitaram reservas por parte dos seus superiores. Na sua viagem através de um mundo até aí totalmente desconhecido, Edgar conhece soldados, místicos, bandidos, contadores de histórias… e uma mulher tão fascinante e enigmática como o próprio major médico em cujo forte, num remoto rio birmanês, vai encontrar uma realidade mais misteriosa e perigosa do que alguma vez poderia imaginar.
Estes títulos já se encontram na Biblioteca da nossa escola... Boa leitura!
F.L.

Sem comentários:

Enviar um comentário