terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Entrudo 2013



ENTRUDO DE 2013
O entrudo de 2013 celebra-se a 12 de Fevereiro, terça-feira. Esta data do calendário é mais conhecida como Carnaval.
 “Entrudo” provém do latim, da palavra “introitus” e “significa entrada”,” introdução”. Refere-se à entrada na Quaresma, que começa no dia seguinte ao Entrudo, na quarta-feira de Cinzas – sendo uma data de excessos que precede um período de abstinência.
Entrudo é uma denominação genérica da diversidade de brincadeiras e festas organizadas nessa altura, sendo a antiga celebração do que hoje conhecemos como Carnaval.

Entrudo em Portugal

O entrudo português remonta à Idade Média, onde se celebrava o período carnavalesco com variadas brincadeiras dispersas pelas diversas localidades. Em algumas localidades existiam grandes bonecos, chamados de entrudos, que dariam o nome à celebração, mas entrudos não se referia apenas aos bonecos, mas sim a toda a festa em si e às suas brincadeiras.
O Entrudo em Portugal respira ainda, com os tradicionais caretos, o bailinho, o Pai Velho, Morte e Diabo, entre outros. Temos  as tradições de Lazarim, Vinhais e Podence.
Em Lazarim, no concelho de Lamego, a época celebra-se entre comadres e compadres que envergam máscaras típicas artesanais, de madeira de amieiro e com rivalidades entre sexos. Há uma leitura pública de «deixadas», testamentos, e lutais verbais trocistas e irónicas, preparadas em segredo.
Um pouco mais a norte, em Vinhais os “diabos” invadem as ruas na quarta-feira de Cinzas e ameaçam quem teve a coragem de continuar a folia que deveria ter terminado às doze badaladas da meia-noite. É a recriação de um ritual ancestral conhecido pelo povo como o Dia da Morte e dos Diabos.
Os caretos andam à solta no domingo Gordo e na terça-feira de Carnaval, em Podence, uma aldeia perto de Macedo de Cavaleiros, subindo às varandas, trepando os telhados ou correndo pelas ruas a chocalhar contra as raparigas. O momento de pausa é apenas dado para saciar a sede ou para combinar uma investida sobre o Largo da Capela, a praça da aldeia onde as pessoas assistem ao ritual.
FL

Sem comentários:

Enviar um comentário