quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O Amor na História e na Literatura - Casais Mais Apaixonados

O Amor na História e na Literatura


Alguns dos Casais Mais Apaixonados das Lendas e da Mitologia

Penélope e Ulisses ( em "A Odisseia", de Homero)
Penélope era esposa de Ulisses e teve de o esperar por mais de vinte anos. Mesmo sendo muito cortejada, inventou maneiras de aguardar o marido. Quando seu pai pediu que se casasse novamente, ela disse que o faria quando terminasse de tecer uma colcha. Durante o dia ela a tecia e durante a noite a desmanchava.

Lancelote e Guinevere ( em "As Brumas de Avalon",de Marion Zimmer Bradley)

Guinevere é mulher do Rei Arthur. Lancelot, o chefe da cavalaria real. O amor proibido dos dois surge quando Lancelot visita o reino do pai de Guinevere para cogitar se sua filha seria digna de se sentar ao lado do Rei Arthur. Daí nasce o polêmico amor que decreta a ruína de Camelot.


 Tristão e Isolda ( em " O Romance de Tristão e Isolda", de Joseph Bédier)

Após beberem uma poção mágica do amor, Isolda prometida a Marcos, apaixona-se por Tristão e ambos iniciam uma série de encontros e desencontros, de uma amor capaz de escandalizar e durar por toda a vida.

 Alguns dos Casais Mais Apaixonados da Literatura Infanto-Juvenil

A Bela e o Monstro ( conto da Disney)

"A Bela e o Monstro" é a mais bela história de amor jamais contada que nos mostra que a verdadeira beleza se encontra no nosso interior.

Harry Potter e Ginny Weasley( em " Harry Potter", de J.K. Rowling)

Desde o livro Harry Poter e a Câmara Secreta, Ginny demostra sentir um grande amor pelo bruxo que é correspondido em O Enigma do Príncipe, quando Harry Potter e Ginny dão o primeiro beijo.

 Alguns dos Casais Mais Apaixonados da História e da Literatura


Abelardo e Heloísa( em " As Correspondências de Abelardo e Heloísa")

Esses dois personagens reais lutaram pelo seu amor durante a Idade Média. Pedro Abelardo era um teólogo e grande pensador daquilo que hoje conhecemos como Universidade.  Neste período, um dos cônegos de París trouxe do interior sua sobrinha, Heloíse de Paráclito, uma freira escritora e erudita para trabalhar e viver consigo, ajudando-o nos trabalhos na capital. Tão logo Abelardo a conheceu, a paixão foi fulminante.  Trocaram correspondências até o fim da vida, e seus corpos foram sepultados na mesma cripta. Em vida, ninguém soube da existência do filho deles, o pequeno Astrolabius.

Cleópatra e Marco António( em "António e Cleópatra", de William Shakespeare)

Marco António, o homem mais poderoso de Roma, e Cleópatra, a sedutora rainha do Egito, são, sem sombra de dúvida, personagens da maior história de amor da nossa História. Inspiraram arte, filmes, literatura e o seu dramático romance foi contado e recontado ao longo dos tempos.


D. Pedro e D.ª Inês de Castro( em " O Amor Infinito de Pedro e Inês", de Luís Rosa)

Amor e vingança. Dom Pedro, filho de Afonso IV, casou-se com Dona Constança, em 1336. Entre as damas de companhia da princesa, uma moça de Castela chamou a atenção do jovem príncipe: Inês de Castro. Com o tempo, o jovem Pedro caiu de amores pela bela Inês, perseguindo-a pelos jardins do castelo, e sendo retribuído. Dona Constança, com o tempo, adoeceu e veio a falecer. Pedro aproveitou o momento para evidenciar ainda mais sua paixão por Inês, com quem trocava cartas e juras de amor. Seu pai, o rei Afonso, não gostou nada da atitude do filho e, após reunir-se com seus conselheiros, decidiu dar um fim à Inês, matando-a. Pedro, louco de raiva, levantou-se em armas contra o pai, jurando-lhe de morte. Em pouco tempo, ele ascendeu ao trono, e deu início ao seu ataque vingativo: perseguiu os conselheiros e deu fim às suas vidas de maneira cruel. Ainda apaixonado por Inês, mandou construir duas criptas, uma para o corpo da amada, um para si mesmo, quando morresse.

Sem comentários:

Enviar um comentário