sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

O Amor na Literatura - Casais Mais Apaixonados


O Amor na Literatura

Alguns dos Casais Mais Apaixonados dos Clássicos da Literatura


Romeu e Julieta ( em " Romeu e Julieta", de William Shakespeare)

No meio da guerra entre os Montecchios e os Capuletos nasce a mais famosa das histórias de amor, a de Romeu e Julieta. Ainda que o final seja um pouco trágico, a história prova a força de um sentimento eterno.


Elizabeth e Darcy ( em " Orgulho e Preconceito", de Jane Austen)

Inicialmente, Elizabeth e Darcy protagonizam uma relação desencontrada e marcada por muito orgulho e preconceito, mas no fim descobrem a origem de todos aqueles sentimentos: o amor e tornam-se um casal inesquecível.


Cathy Linton e Heathcliff (em"O Monte dos Vendavais", de Emily Brontë)

Amigos desde infância, são cruelmente separados por diferenças sociais, pelo destino e pela intervenção de terceiros. Mas a uni-los está algo ainda mais poderoso: Uma paixão que tudo consome e que arrasa tudo o que se tenta intrometer entre eles. Até a própria morte… 

Scarlett O Hara e Rhett Butler ( em " E tudo o vento levou", de Margaret Mitchell)

Tendo como cenário a guerra civil norte-americana, Margaret Mitchell narra os encontros e desencontros entre Scarlett O Hara e o irresistível Rhett Butler. 
 

                                                  Dante e Beatriz ( em " A Divina Comédia", de Dante Alighieri)

Da vida real para os livros, Beatrice Portinari foi a mulher que inspirou a personagem Beatriz, de Dante Alighieri. Em A Divina Comédia, ela é símbolo da graça divina, retratada como uma deusa e guia Dante através do Paraíso.

Werther e Carlota ( em "Werther", de Goethe)

Werther é marcado por uma paixão profunda, tempestuosa e desditosa. Werther não é correspondido no amor, por se enamorar com uma jovem já prometida a outro homem!  Para o herói, a vida só tem um sentido: Charlotte. A vida deixaria de ter sentido se ele perdesse sua amada, a cada gesto, dança e até mesmo em meio a bofetadas, Werther se apaixona cada vez mais por Charlotte.


Jennifer e Oliver ( em " Love story - uma história de amor", de Erich Segal)

Jennifer é uma estudante de música pobre que veio do interior e Oliver é estudante de Direito e o herdeiro de uma família muito rica. Após o encontro na biblioteca, onde Jen trabalhava, eles começam a sair juntos e acabam por se casar algum tempo depois. Porém, o pai do rapaz não aceita a nora por ela ser de origem humilde e acaba por deserdar o filho. Algum tempo depois, Jennifer tenta engravidar e não consegue. Vai então fazer exames e descobre que está gravemente doente.

Simão e Teresa, em "Amor de Perdição", de Camilo Castelo-Branco) 

Duas famílias nobres, os Botelho e os Albuquerque, vêem o ódio mútuo ameaçado pelo amor entre Simão Botelho e Mariana Albuquerque. Simão é um herói romântico, cujos erros passados são redimidos pelo amor; Teresa, uma heroína firme e resoluta em seu sentimento de devoção ao amado. O amor entre estes dois jovens, um amor puro, é contrariado pelo mundo exterior, o hipócrita mundo dos adultos. Essa será a causa da perdição dos amantes, ele como assassino, por amor dela, e ela tuberculosa, por amor dele.

Sem comentários:

Enviar um comentário